É uma arte marcial que surgiu como forma de renascimento. Depois dos conflitos e períodos de dominação da Coreia pelo Japão. Em sentido global o Taekwondo indica a técnica de combate sem armas, envolvendo destreza das mãos e punhos, chutes voadores e as esquivas.  Milenar Arte Marcial de origem Coreana que vem conquistando espaço mundial, seu início foi marcado na forma mais simples de defesa para a sobrevivência e conquista de espaço territorial por grupos tribais.

  Ao longo de milhares de anos até os dias atuais continua em evolução, desta forma buscando cada vez mais a simplicidade em seus movimentos e aperfeiçoamento na eficiência de suas técnicas.

 No começo do Século XX, existiam na Coréia várias formas de arte marcial, até que o Taekwondo se tornou a prática dominante. Em 1955, um grupo de coreanos líderes em artes marciais escolheu o Taekwondo como a arte marcial coreana definitiva no intuito de promover seu desenvolvimento internacional. A estratégia deu certo: o esporte ganhou o mundo e é um dos mais recentes a ingressar nos Jogos Olímpicos, tendo iniciado sua participação no ano 2000. Hoje são disputadas quatro categorias de peso, tanto para os homens quanto para as mulheres.

  As lutas são divididas em três rounds de três minutos e um atleta pode ganhar de três modos: nocauteando o oponente, somando o maior número de pontos ou pela desclassificação do adversário.

 É uma arte marcial que surgiu como forma de renascimento. Depois dos conflitos e períodos de dominação da Coreia pelo Japão. Em sentido global o Taekwondo indica a técnica de combate sem armas, envolvendo destreza das mãos e punhos, chutes voadores e as esquivas.

                                 Nas olimpíadas de Seul (1988) tornou-se um esporte olímpico de exibição e nos jogos olímpicos de Sydney (Austrália) em 2000 tornou-se um esporte olímpico oficial. Hoje em muitas academias se treina o Taekwondo Olímpico, basicamente um esporte de chutes com muita explosão, precisamente 30% socos e 70% chutes. A origem do nome é:

 TAE = Pé

KWON = Mão

DO = Caminho

•             Tae: significa saltar, voar, esmagar com os pés;

             Kwon: significa bater ou destruir com as mãos;

             Do: significa o caminho, a arte, o método, a filosofia.

 

 Existem três estilos oficiais de Taekwondo:

O Taekwondo WTF - World Taekwondo Federation é o estilo olímpico, reconhecido pelos comitês mundiais como o estilo oficial de Taekwondo.

O Taekwondo ITF –Internacional Taekwondo Federation foi a primeira federação de Taekwondo criada.

O Taekwondo STF – Songahm Taekwondo Federation criada em 1983 também com suas diferenças com os trabalhos das armas marciais.

No estilo WTF as cores das faixas são as seguintes:

  Branca

• Amarela

• Amarela ponta verde

 Verde

• Verde ponta azul

• Azul

• Azul ponta vermelha

 Vermelha

• Vermelha ponta preta

• Preta (1º - 10º Dan)

  Lembrando que as faixas originais não possuíam as pontas e estas foram criadas no decorrer dos anos e até mesmo modificadas por algumas federações. 

Chegada ao Brasil

 

O Taekwondo chegou ao Brasil em 1970, através do mestre Sang Min Cho.

 

Proteção

 

Os praticantes deste esporte devem utilizar equipamentos de proteção com o objetivo de não ocorrer ferimentos em função dos golpes. Os equipamentos de proteção servem para proteger a cabeça, o tórax, região genital e as pernas. A vestimenta usada, geralmente na cor branca, chama-se dobok.

 

Graus de aperfeiçoamento

 

Assim como em quase todas as artes marciais, o Taekwondo possui graus que vão mudando de acordo com o estágio técnico do lutador. Estes graus correspondem aos geups e dans. Cada geup corresponde a uma faixa colorida que é amarrada na cintura.

 

Competições

 

Uma luta de Taekwondo entre faixas-preta ocorre em 3 rounds de 3 minutos cada. Já para os praticantes de faixas coloridas, a luta pode durar de 2 a 3 rounds, também de 3 minutos cada.

 

Regras principais

 

- Não é permitido agarrar, socar no rosto, atingir abaixo da linha de cintura ou empurrar adversário (estas práticas fazem o lutador perder pontos);

 

- Vence o lutador que conseguir provocar num nocaute (queda do adversário sem que ele apresente condições de continuar a luta). Se esta situação não ocorrer até o final da luta, vence quem obtiver um maior número de pontos, que são conquistados através dos golpes.

 

Curiosidades e informações importantes:

 

- O golpe que corresponde ao chute na cabeça só é permitido para as lutas em que os dois praticantes são faixas pretas.

 

- O último Campeonato Mundial de Taekwondo aconteceu em junho de 2017, na cidade de Muju (Coreia do Sul). A equipe da Coreia do Sul ficou em primeiro lugar com 10 medalhas conquistadas (5 de ouro, 1 de prata e 4 de bronze). O próximo campeonato mundial acontecerá em maio de 2019, na cidade de Londres (Inglaterra).

 

- A maior taekwondista olímpico é o iraniano Hadi Saeibonehkohal, que ganhou três medalhas olímpicas (2 de ouro e 1 de bronze) entre as Olimpíadas de 2000 e 2008.