Um esporte de combate que cresce no mundo inteiro

   O kickboxing em sentido restrito é muitas vezes confundido com o muay thai (boxe tailandês). Ambos são semelhantes, mas, com extremas diferenças, não apenas nas regras, mas também na prática. Contudo, o foco do lutador durante a luta é diferente. Nas regras do muay thai, tem os golpes de cotovelos a mais. Já os golpes de joelhos são permitidos tanto no muay thai como na modalidade K-1 do Kickboxing. O KickBoxing não se refere a uma arte marcial na verdade é um  esporte de combate em pé baseados em chutes (em inglês: kick) e socos (em inglês: boxing), geralmente é praticado para a defesa pessoal e condicionamento físico mas muitos o procuram como um esporte de contato. 
Num sentido amplo, há várias Nomenclaturas dentro do kickboxing, incluindo o adithada (boxe indiano), lethwei (boxe birmanês), assim como o savate (boxe francês). Num sentido restrito, o termo kickboxing é associado ao kickboxing japonês, ao kickboxing americano e estilos ou regras spin-off.  O sentido mais amplo inclui todos os esportes e variações de combate em pé que permitem socos e chutes, incluindo o savate, muay thai, boxe indiano, boxe birmanês, sanshou, formas de karate full-contact, entre outros.
   O termo kickboxing em si foi introduzido na década de 1960 por um anglicismo japonês Osamu Noguchi, um promotor de boxe do Japão, para uma arte marcial híbrida que combina muay thai e Karatê, o termo foi posteriormente adotado também pela variante americana. Como houve muitos cruzamentos entre esses estilos, com muitos praticantes ou competidores sob as regras de um ou mais estilos, as histórias dos estilos individuais não podem ser vistas de forma isolada uma da outra.
    Como esporte de combate, o kickboxing tem um estilo muito independente, mas sendo as regras iguais a outras lutas e artes marciais pode haver competições entre elas. Tipicamente o kickboxing em comparação a outras competições é um desporto ativo e extremamente técnico, é um esporte que está ganhando seu espaço pouco a pouco, já entrou com pedido no COI (Comitê Olímpico Internacional) para tornar-se esporte olímpico e crescer cada vez mais no Brasil.
    Dentro das modalidades o full contact é uma das categorias do kickboxing que mais se espalhou pelo mundo. Como esporte de combate, os estilos de kickboxing são considerados desportos de combate em pé, não permitindo continuar um combate quando um dos lutadores está no chão, embora alguns estilos de kickboxing indochineses abram exceções a essa regra.  No Kickboxing, os pugilistas masculinos combatem com o tronco nú nas modalidade de ringue, descalços e usam calças compridas nas modalidades que só são permitidos golpes da altura da cintura para cima e calções de boxe nas modalidade que são permitidos chutes baixos. As pugilistas femininas por vezes usam também um top e em algumas situações uma camiseta.